top of page

Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca

IMG_9425_edited.jpg
Realização

O Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca, é uma iniciativa do Laboratório do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (LABOTUR – UEA), em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV-AM, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-AM e Federação do Comércio de Bens, Serviços, Turismo – FECOMÉRCIO–AM

36353453793_2dafab8ff7_k.jpg
História

Criado em 2016 pela equipe de discentes e docentes que compõem o LABOTUR, o Prêmio tem como seu principal objetivo aproximar discentes e egressos dos cursos de turismo do Amazonas com o trade turístico amazonense, estimulando o aperfeiçoamento de suas habilidades técnicas e pessoais e, ainda na formulação de ideias e soluções que possam auxiliar no desenvolvimento do segmento turístico no Estado. Valorizando as melhores propostas e colocando os participantes em contato com os empresários e órgãos de turismo, proporcionamos, através desse evento, a possibilidade de implementação dos projetos ou até mesmo uma vitrine para a absorção dos participantes no mercado de trabalho. Byuscamos, sobretudo, divulgar e valorizar a formação do Turismólogo como fator essencial para o 

dos projetos ou até mesmo uma vitrine para a absorção dos participantes no mercado de trabalho. Buscamos, sobretudo, divulgar e valorizar a formação do Turismólogo como fator essencial para o incremento da atividade turística como alternativa sustentável no âmbito econômico, sociocultural e ambiental para o Amazonas.
 

incremento desse evento, a possibilidade de implementação
46422-1.jpg
Professora Maria Helena Fonsêca

Na 1ª edição do prêmio, a escolha do nome foi feita para homenagear a professora e empresária Maria Helena Fônseca, que completou no ano de 2016, 50 anos de contribuição para o ensino e desenvolvimento do Turismo no Amazonas. Homenageia os seus 15 anos como professora do curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, estando desde a criação da UEA (2001) bem como sua ativa participação no desenvolvimento da atividade turística no estado. Maria Helena de Souza Fonseca, é graduada em Comunicação Social (1974), em Ciências Contábeis (1982) e especialista em Ecoturismo (1997) pela Universidade do Federal do Amazonas-UFAM. 

Também é especialista em Metodologia do Ensino Superior (2002) pelo Instituto Cultural de Ensino Superior do Amazonas. Atualmente, é professora do curso de Turismo da UEA, Diretora Administrativa da Lírio do Amazonas Viagens e Turismo LTDA e Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV-AM.

A grande razão da existência de uma Universidade, é consolidar o seu tripé de ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, sendo assim, a UEA, por meio do LABOTUR, consegue cumprir sua missão ao aliar esses três elementos na concepção e realização do Prêmio de Turismo Maria Helena Fônseca, oferecendo, com este evento, novas perspectivas profissionais e científicas. Profissionais ao fazer a conexão entre os estudantes, bacharéis e o mercado de trabalho, possibilitando às empresas e aos órgãos de turismo uma nova perspectiva para a contratação de mão de obra qualificada ou ainda ajudando na implementação de ideias e soluções para instituições públicas ou privadas. Isso por consequência também dará à cidade e ao estado novas perspectivas de serviços de excelência para seus visitantes. Científica ao estimular a produção acadêmica no que tange a formatação e publicidade aos Anais do Prêmio de Turismo. Desta forma, o LABOTUR-UEA fortalece sua função precípua de ferramenta para qualificação dos seus estudantes, suporte aoserviços turísticos da capital manauara e do Amazonas bem como sua disponibilidade em beneficiar a sociedade amazonense.

bottom of page